Equipe Blecaute Uai é composto por nove estudantes de diferentes escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Itajubá
Composta por nove estudantes de escolas da rede estadual de ensino a equipe Blecaute Uai está entre as classificadas para participar do Torneio Nacional de Robótica, que está marcado para acontecer em março de 2012, em São Paulo. Entre as atividades que a equipe terá que desenvolver durante a competição está a realização de uma pesquisa sobre o tema ‘Fator Comida’, além de atividades em equipe e missões com um robô. Os estudantes conquistaram a vaga na etapa nacional no último final de semana quando participaram do Torneio Mineiro de Robótica, que aconteceu em Itajubá.
Na etapa estadual, o tema proposto foi o ‘corpo humano’ e os estudantes desenvolveram uma pesquisa inovadora, é o explica a mentora da equipe, Deise Maria Pizarro Ramos. “O título do trabalho da equipe foi ‘Queda dos idosos e a tecnologia da inovação’. Nesse trabalho a ideia era construir uma pulseira programada com um sensor e um localizador de GPS. O acessório deveria ficar no braço do idoso para que quando ele caísse fosse enviado um sinal ao Sistema de localização do idoso e uma pessoa seria enviada para dar assistência a ele”.

Os estudantes tiveram ainda que desenvolver atividades em equipe que foram avaliadas pelos juízes da competição. Já o robô construído pela Blecaute Uai teve que realizar tarefas estabelecidas pelos juízes. “Nós tivemos, por exemplo, que corrigir um osso fraturado e colocar gesso, e ainda, levar um marcapasso ao coração”, explica o integrante da equipe, Thiago Antonio Lopes da Silva. Ele é aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Itajubá.
Para o estudante a competição serviu para relembrar todos os conteúdos ministrados na sala de aula. “Para a pesquisa tivemos que utilizar o que aprendemos em Língua Portuguesa e em Ciências, por exemplo. Já a Matemática foi utilizada para programar o robô”, explica Thiago.
Agora a equipe já se prepara para a etapa nacional. “Vamos ter que começar do zero e desenvolver a pesquisa para o próximo ano, que tem como tema o ‘Fator Comida’. A nossa já mentora já falou que vamos marcar uma reunião para começar a organizar tudo para a etapa nacional”, conclui Thiago.

A equipe Blecaute Uai é composta por alunos da Escola Estadual Professor Arcádio Nascimento Mouro, em Pedralva,Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Itajubá, Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago, em Pedralva, Escola Estadual Silvério Sanches, em Itajubá, Escola Estadual Maria Lina de Jesus, em São José do Alegre, e da Escola Estadual Major Lisboa da Cunha, em Wenceslau Braz. Todas as escolas pertencem a Superintendência Regional de Ensino de Itajubá.